Obstáculos espirituais para a prosperidade

Prosperidade é ter o suficiente para cumprir o propósito de Deus em nossas vidas. Prosperidade é muito mais que a ilusão de carros de luxo, lindos diamantes e vida extravagante. Prosperidade é ter o bastante da provisão divina para cumprir o propósito de Deus em sua vida. Deus quer que em sua jornada nessa vida você tenha saúde o suficiente, energia e provisão o suficiente para cumprir a sua vontade.

 

Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. III Jo. 1:2.

O Senhor tem grande prazer quando experimentamos prosperidade.

“Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo.” (Sl. 35:27)

 

  1. O egoísmo nos impede de prosperar

 

Algumas pessoas consideram a mera sobrevivência como um sucesso. 

Exemplo: Outro dia um pastor me contava algo a respeito de uma irmã de sua igreja. Quando ele lhe falou a respeito de suas finanças, ela lhe lançou um olhar de desprezo e disse: “eu não gosto dessa pregação sobre dinheiro!”

O pastor então lhe perguntou: “Você gostaria de ter mais dinheiro?”

“Não!” Respondeu ela meio zangada. “É isso que está errado na igreja hoje. Todo mundo está querendo mais e mais. Eu já tenho o suficiente para mim e meu filho. Isso é tudo o que eu preciso e sou feliz!”

Meu amigo olhou diretamente nos olhos dela e lhe disse: “alguma vez você já ouviu de crianças que estão morrendo de fome em países distantes? “Sim!” Respondeu ela.

“Você já desejou alguma vez ajudar a uma dessas crianças de forma significante?

Nesse momento seu semblante mudou. Ela percebeu que sua atitude de não querer prosperar era uma forma de egoísmo e ia frontalmente contra o seu propósito na vida. Aquilo a chocou.

A colheita financeira é exatamente isso. Não é apenas ser abençoado, mas se tornar um instrumento para abençoar a outros que estão necessitados ao redor. 

Você tem sonhos? Seus sonhos são grandes o suficiente para precisar de um milagre financeiro? Quando Deus lhe der um sonho ele será maior que o seu recurso atual. Se o seu sonho não requer Deus, então não é realmente um sonho dado por Deus. Se Deus estiver envolvido no seu sonho ele mesmo será a única maneira de alcançá-lo.

Pessoas comuns estabelecem objetivos comuns, mas realizadores incomuns sempre colocam objetivos incomuns.

Você não vai prosperar enquanto permitir o espírito de apatia e indiferença ao derredor.

Existe alguma coisa grande e relevante que você possa tentar fazer em sua vida? Você vai precisar de um milagre de Deus para realizá-lo.

 

  1. O comodismo nos impede de prosperar

 

O momento em que você não tem uma grande necessidade em sua vida você está numa posição perigosa. Você corre o risco de se acomodar e tornar-se apático.Você será tentado a viver uma vida sem conhecer a Deus na experiência.

Cuidado com o dia em você disser: “já tenho o bastante!”

Deus pune aqueles que se recusam a deixar que seus dons e talentos se multipliquem.

Tirai-lhe, pois, o talento e daí-o ao que tem dez. Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. E o servo inútel, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes. (Mt.25:28-30)

Tudo o que Deus fez é para se reproduzir e se multiplicar (Gn. 1:28). Deus ama a abundância e a riqueza.

Mas o Senhor Jesus amaldiçoou a vida de uma figueira que se recusou a ser produtiva.

Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto. E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. Mc. 11:14 e 20.

 

  1. Esperar de homens nos impede de prosperar

 

A sua colheita vem através de pessoas, mas a sua colheita não tem origem nas pessoas. A origem de toda colheita é Deus, mas ele usa pessoas para nos abençoar.

Como você sabe se está dependendo de homens, ao invés de depender de Deus? Quando você fica zangado com o chefe que não lhe deu aquele aumento desejado.

Quando fica furioso quando um parente se recusa a lhe emprestar aquele dinheiro. Essa é a prova que você crê que a fonte financeira é o homem e não Deus.

Você nunca receberá a sua bênção se ficar sentado esperando por homens. É triste quando nosso trabalho e esforço não são reconhecidos, mas precisamos lembrar que do Senhor vem a bênção.

“Porque não é do Oriente, não é do Ocidente, nem do deserto que vem o auxílio. Deus é o juiz; a um abate, a outro exalta.” (Sl. 75:6-7)

A sua própria semente controla a sua colheita. Não é a doação de outros que vai determinar a sua renda. É o seu próprio dar que determinará a sua renda. Você ganha domínio sobre aquilo que você abre mão. Quando você consegue abrir mão do dinheiro, você se torna senhor sobre ele, e assim ele não pode mais dominá-lo. Por isso é tão importante aprender a semear.

A semeadura nos faz livres de mamon.

 

  1. Desrespeitar o dinheiro nos impede de prosperar

 

É uma fato espiritual que aquilo que você respeita virá a você. Aquilo que você desonra se afastará de você. Você não pode ter aquilo que você deprecia. Muitos depreciam a bênção da prosperidade por isso não desfrutam dela. Você sempre se afasta de lugares onde não é respeitado. Basta se lembrar daquele restaurante onde você foi mal atendido. Você nunca mais voltou lá.

A sua ira quando um ministro gasta 15 minutos no culto para falar de dinheiro revela uma falta de respeito verdadeiro. A falta de respeito fica evidente quando você ri e ridiculariza aqueles que ensinam sobre finanças.Ou quando faz declarações ingênuas como: “dinheiro não traz felicidade!” Bem, na verdade a pobreza também não fará ninguém feliz. A afirmação só revela a sua tolice.

Tenho perguntado frequentemente aos que depreciam a prosperidade financeira: “diga-me quantas coisas maravilhosas você pode fazer sem o dinheiro. Depois eu lhe darei uma relação das coisas que você poderia realizar se você tivesse o bastante.”

Quando você desrespeita alguém, essa pessoa se afastará de você. Quando você desrespeita o dinheiro, a sua habilidade para atraí-lo será comprometida.

Por que não respeitamos o dinheiro? A primeira razão é porque ele veio muito fácil.

Quando não nos custa nada facilmente o gastamos. Só protegemos algo no qual investimos tempo e energia. 

Exemplo 1:

Outro dia um adolescente de nossa igreja me disse: “Eu jamais penso em dinheiro!” Não é impertinência falar isso quando nunca precisou de comprar coisa alguma?

Exemplo 2:

Uma outra razão é a ignorância. Uma irmã me disse certa vez: “você não acha que satanás dá um monte de dinheiro para as pessoas de forma que elas se afastem de Deus?”

Eu lhe respondi: “Se dinheiro pode fazer você cair da fé, então porque satanás não lhe dá uma overdose dele? Se dinheiro afasta as pessoas de Deus então porque satanás não descarrega caminhões de notas de 100 reais por todo o seu quintal?”

 

  1. A auto-suficiência nos impede de prosperar

 

O orgulho e a auto-suficiência são uma armadilha mortal. Pessoas assim são convencidas e arrogantes, sempre presumindo que não precisam de ninguém. Mas Deus não permite que tais pessoas tenham sucesso independente dele. Deus recompensa a humildade. Para que você experimente a verdadeira prosperidade você precisará conhecer um provedor extraordinário.

Deus vai permitir a crise em sua vida até que você entenda isso (Sl. 119:71). Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.

Você precisa reconhecer quem é a sua fonte.

A igreja de Laodicéia se sentia rica a abastada, não precisando de coisa alguma, mas o Senhor mandou que ela se arrependesse (Ap. 3:17-19). Deus não ouve apenas a oração, mas ele monitora as palavras de orgulho e arrogância (Lc. 12:18-20).

 “ E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. 19 – Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

“Comerás, e te fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu. Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.”  (Dt. 8:10-14)

 

Tags: , , , ,

2 Comentários para Obstáculos espirituais para a prosperidade

  1. Que texto ótimo Renan.

    De fato existem muitas coisas que podem impedir o individuo de desfrutar da verdadeira prosperidade. Mas, graças a Deus, a Bíblia Sagrada nos revela o que devemos fazer para sermos prósperos em nossa caminhada.

    Deus continue te capacitando para abençoar a muitos.
    Forte abraço e fique com Deus

  2. gostei grande lição para aprender sobre prosperidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *