14 Dicas simples e práticas para prosperar financeiramente

Renan Além Silva

23 de julho de 2014

175 thoughts on “14 Dicas simples e práticas para prosperar financeiramente

      1. paz meus amados…em um mundo de contradições bíblicas e diversidades de teses..o que temos mesmo é exercitar nossa fé..da qual nos asseguramos estar agradando a DEUS…POIS SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS…este esclarecimento de vocês foi tão proveitoso e bem intencionado…que mudará não só minha vida…mais a vida de todos aqueles que dependem de mim..MÃE,IRMÃOS,PARENTES,AMIGOS,FUNCIONÁRIOS…enfim,venho através desta agradeçer pelo exclarecimento..que DEUS vos abençoe !

    1. Achei o artigo muito bom. Mas não somos compulsivos e não gastamos exageradamente, pelo contrario tudo equilibradamente porque não sobra .Não buscamos valores para esbanjarmos em shopping e etc.. apenas gostariamos de pagar as contas em dia.
      Trabalhamos e pagamos as nossas obrigações tipo : LUz.. água, aluguel e alimento e com tantas e tantas restrições ,mesmo assim vivemos uma vida extremamente apertada. Somos graças a Deus dizimistas fieis e ofertantes também, mas…. a vida não tem sido fácil, tudo é no aperto.
      Então , sendo dizimista, ofertante não consigo compreender o motivo de tanas dificuldades na área financeira.
      Como poderia me explicar isso a luz da palavra ??
      obrigado !!!

      1. Graça e paz. Entendo perfeitamente o que você está dizendo. Sei que muitas vezes não entendemos os caminhos de Deus, mais precisamos sempre caminhar por dois princípios, bem é isso que tenho vivido. Primeiro princípios é que Deus meu ama, sou seu filho, ele me ama, e como pai, e espera que eu o obedeça e ele não tem obrigação de nenhuma de me dizer o porque das coisas, ele espera que eu creia. O segundo principio é que Deus é bom, sendo bom ele só tem pesamentos bons ao meu respeito. Rm 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Só a vontade de Deus é boa, agradavel e perfeita. Rm 8:28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,” é assim que tenho vivido, confiando no amor de Deus e na sua bondade. Continue trabalhando, dedicando, aperfeiçoando. Deus irá prospera-la. Espero ter ajudado.

      2. Devemos sim ajudar a obra de Deus, com nossas ofertas, mais o dízimo que é ensinado nas igrejas, é um mandamento do velho, feito para o povo de Israel, e o dízimo era alimentos e não dinheiro e Deus prometia abençoar a lavoura a quem fosse dizimista, no novo testamento Deus pede para ofertarmos com alegria não por obrigação, como ensinam nas igrejas

        1. Olá graça e paz. Interessante seu argumento, porém não é totalmente biblico. Em outras palavras você quer dizer que o dizimo é do velho testamento e por isso hoje, no novo testamento não precisamos dizimar. Como exemplicar o fato que Jesus cumpriu toda a lei, se ele cumpriu toda a lei, ele com certeza era um dizimista. O dizimo não era apenas do alimento, e sim daquilo que a pessoa dispunha como recurso, no caso daquela época, onde grande parte da sociedade era rural, era normal que ele entregassem o dizimo por meio de mantimentos, porém qual a nossa fonte de renda hoje? Seu salário no final do mês é pago em pacotes de Arroz? Acredito que não.
          A “polemica” relacionada ao dizimo hoje em dia, está ligada a gratidão e generosidade do coração. Não dou o dizimo pq é da lei, alias o dizimo veio antes da lei, Abrão deu o dizimo a Melquisedeque é um tipo de Cristo no velho testamento. O dizimo deve ser entregue em sinal de gratidão por tudo o que Deus tem lhe dado. Somente avarentos, que são apegados ao dinheiro tem dificuldade em dizimar.

  1. Matéria muito boa, apesar de não ser muito a favor dos pontos 6 e 7 que falam de Lanhouse e sobre o uso de celulares.

    isso é bem relativo a necessidade que tem em uma internet, hoje, ter um computador em casa tem sido algo essencial, não apenas para lazer, mas até mesmo para usar a planilha financeira que vou ganhar por comentar aqui! 😀

    Existem várias outras alternativas para se usar a internet sem gerar gastos mensais, como ter um pacote de dados no celular e usar o celular como roteador da internet (hoje a maioria dos celulares fazem isso), ter sempre contigo um pendrive, as vezes vc tem acesso a internet livre em bibliotecas da faculdade, ou até mesmo no seu trabalho fora de horário de expediente.

    agora sobre o Telefone, planos pré-pago são realmente mais caros, e talvez vc ter que manter 4 linhas de operadoras diferentes pode gerar um gasto mensal de no mínimo R$ 40,00.
    uma alternativa, (que é a que eu uso) é ter um plano controle, onde vc já sabe o que vai pagar por mês.

    Você não precisa ter um chip pra cada operadora, basta a operadora que mais usa, onde vc tem a maioria dos contatos que falam com frequencia. com plano controle, o que vai sobrar de credito vc consegue falar o necessário com as outras operadoras.

    hoje eu pago R$ 32,00 por mês no controle e não fico sem falar, sem mandar sms e sem internet no celular. creio que, pelo tanto eu uso o celular, um pacote pré-pago sairia mais caro.

    uma outra questão que não vi falar é sobre financiamento, antes de financiar um carro diretamente em uma concessionária, vale a pena ter uma conversa com SEU GERENTE DE BANCO, na grande maioria vc consegue taxas de juros bem menores.

    1. Oi Fernando, muito boas suas colocações. A questão da internet é realmente muito individual, existem casos que as pessoas trabalham em casa, fazer trabalho escolares, tem sim sua utilidade. Porém devemos nos adequar a nossa realidade, se tenho condição de ter e vou usar ótimo, caso contrario melhor repensar. Em relação ao celulares concordo que esse plano seu é muito bom, mas a facilidade do pré-pago é que você coloca credito somente se quiser, já no plano controle, usando ou não, estando apertado ou não, você terá que pagar aquele valor. A questão colocada sobre o financiamento com certeza poderia entrar como uma 15 Dica, muito boa sua colocação. Muito obrigado, pela participação.

    1. Graça e paz pastor. Amém, temos sido enriquecidos com as ministrações e dicas do Pr. Aluízio aqui em Goiânia, e nada mais justo e bíblico do que compartilhar isso. De graça tenho recebido, de graça tenho passado.

  2. Renan gostei muito das dicas de economia pois tenho este proposito deante de Deus neste Ano que esta começando.
    gostaria de receber sua planilha para organisar minha vida financeira ok. obrigado.

  3. Estimado Renan
    Que a paz do Senhor Jesus esteja sobre a sua vida.
    As suas dicas são ótimas, mas no conjunto atendem àqueles que possuem uma tendência perdulária.
    Eu estou longe de ser um esbanjador, tornei-me dizimista e ofertante antes da minha conversão, tenho trabalhado muito e orado a Deus pela melhora das minhas finanças, mas continuo duro.
    Não quero desestimular ninguém, nem a mim mesmo, mas existe algum mistério que Deus não me tem revelado.
    Apesar de tudo, sigo para o Alvo, mas você há de convir que pessoas que não estão muito firmes na Rocha podem ficar decepcionadas e abandonar a fé.
    Eu creio que um dia Deus me revelará o propósito desse “estreito”, como alguns irmãos gostam de dizer, mas a minha sensação hoje é de nadar,nadar e morrer na praia.
    Mas é muito bom que pessoas como você estejam e sensíveis e procurando ajudar aos que possuem dificuldades em uma área tão crucial para a vida.
    Que Deus o abençoe.

    1. Graça e paz amado Sidney. Muito obrigado por seu comentário, fiquei muito feliz em recebe-lo. Imagino o que está passando, já passei momentos assim, que orava e aparentemente nada acontecia. Mas lembre que nós fomos chamados para andar por fé, e não pelo que estamos vendo, logo creia que você não está “nadando” em vão, o Senhor tem um lindo e grande proposito para sua vida, talvez ele esteja nesse momento te ensinado a esperar, a perseverá. Lembra da história do povo de Israel no deserto, então veja esse texto da palavra de Deus.

      Dt 8.2-10
      2 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.
      3 Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem.
      4 Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.
      5 Sabe, pois, no teu coração, que, como um homem disciplina a seu filho, assim te disciplina o SENHOR, teu Deus.
      6 Guarda os mandamentos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos e o temeres;
      7 porque o SENHOR, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas;
      8 terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel;
      9 terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre.
      10 ¶ Comerás, e te fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu.

      Creia meu amado irmão, ninguém perde sendo fiel a Deus, e mesmo que um dia sejamos infiéis ele continua fiel. Ele está te ensinando amado, creia você vai prosperar financeiramente. Ele vai te colocar em lugares mais altos.

      1. Amém!

        A Palavra de Deus é muito inspiradora. Eu tenho vivido por fé, Deus tem me suprido, não tem faltado o pão e nem a saúde, mas os recursos suplementares para a resolução de pendências materiais relativamente urgentes não estão chegando na medida necessária.
        Mas as dicas são muito boas e também o seu incentivo.
        Sinto-me as vezes um pouco cansado, mas não derrotado. Continuarei nos caminhos do Senhor.

        Um grande abraço e que Deus abençoe a sua vida e ministério.

        Sidney

  4. Amei essas dicas….

    Durante essa semana estava conversando com a minha esposa sobre fazer dividas desnecessárias, e disse a ela “tudo aquilo que alimentamos cresce e se fortalece” então precisamos vencer a divida usando uma tática de guerra ….

    Sempre quando a uma guerra o inimigo tenta impedir o suprimento de comida chegue ao seu adversário, pois sem alimento ele enfraquece

    Com a divida é a mesma coisa ela tem que ser encarada como uma inimiga e temos que enfraquece-la para vencermos essa guerra

    Tem um texto na bíblia que diz: “Não deveis nada a ninguém a não ser o amor”

    Nesse caso a nossa mentalidade é aliada no nosso inimigo…..

    A uma pergunta na bíblia mais ou menos assim: ” Porque gastai seu dinheiro com aquilo que não é Pão”

    e essa é uma boa pergunta que me leva a refletir….

    Talvez quero mostrar para os outros que sou abençoado, quando na verdade o abençoado é aquele que vive dentro do seu orçamento

    Tem um texto que diz: “vi principes andado a pé e servos andando a cavalo”

    Certa vez ouvi uma devinição sobre o cartão de credito e amei…

    O Cartão de Credito é um dinheiro que não temos, para gastar com aquilo que não precisamos….

    A maioria dos casais brigam constantemente por causa de problemas financeiros, é um Deus nos acuda

    e o que eu acho pior de tudo é que quando queremos dar algum ensino na igreja voltado a saude financeira somos brutalmente atacados pelos proprios irmãos

    Levantamos de madrugada ficamos o dia inteiro fora de casa chegamos a noite sacrificamos nossas vidas para conseguir dinheiro e quando alguém deseja nos ensinar como cuidar melhor dele, não gostamos …

    Então que parabeniza-lo por esse excelente artigo pois temos que ser homens de oração mas também temos que cuidar daqueles que estão sobre nossa responsabilidade….

    Aquele que não cuida dos seus é pior que o infiel e negou a fé…

  5. Amei!!! Como estava precisando desse estimulo! Que o Sr continue a te usar como instrumento para abencoar vidas e que continues te a triunfar!!! Desde já meu agradecimento pela planilia/

  6. Olá, uma benção esta página, gostei muito e foi muito útil.]

    Gostaria de solicitar também a planilha para controle financeiro.

    Obrigado desde já..

    Idineu..

  7. estou endividada sou evangélica

    ou evangélica estou muito endividada até com o meu nome e cpf restrito pois comprei demais e passei uma crise financeira muito grande e as vezes me pergunto como estou de baixo da graça e se prosperidade é dom de DEUS como passo tanta dificuldade ?

    1. Graça e paz Irmã, tudo bem? Então não é o fato de estarmos debaixo da graças, que estamos livres das consequências das atitudes/decisões que tomamos fora da vontade de Deus. Não é desejo de Deus que seus filhos vivam em dívidas, mas será que antes de gastarmos perguntamos para Deus se podemos ou devemos gastar?

      Precisamos aprender com Deus, sobre com o que devemos ou não gastar nosso dinheiro.

  8. Realmente, no mundo consumista de hoje a paz financeira e um desafio.
    ser ofertante e dizimista fiel e base para a prosperidade, mas a imprudencia pode nos levar ao descontrole.
    suas dicas foram essenciais para o momento.
    muito obrigado.
    que Deus lhe abençoe

  9. Fiquei muito feliz de ler a dica, pela graça de Deus eu criei o abito a 15 anos de economizar com consciência, muitos dizem que a base da prosperidade do cristão está na lealdade ao dízimos, em certo ponto eu concordo e em outro discordo, pois são muitos os fatores que levam a prosperidade, em primeiro lugar está na forma que gasta o que ganha. Não basta ser correto apenas no dízimo temos que ser honestos com tudo e com todos, pois infelizmente tem muitos irmãos que deixa a desejar.
    Para prosperar deixo aqui uma sugestão: em um caderno anote o que voce ganha na outra metade anote tudo o que voce gasta, mas tudo mesmo ate a que um real que voce da para o seu filho, assim sendo faz a contabilidade no final do mes, assim em poucos meses voce saberá o que deve ser cortado para melhorar sua saúde financeira. Otima prosperidade.

  10. Pastor as dicas São excelentes se seguirmos à risca poupando e investindo mais de 10% na poupança certamente acumularei riquezas, eu não entendi o porque ser dizimista e ofertante? Se eu fizer a risca as 14 dicas e investir mais de 10% do salário na poupança então não preciso ser dizimista e nem ofertante , se eu semear nas 14 dicas reduzindo gastos e economizando dinheiro não tem sentido o dizimo e oferta! O senhor poderia me explicar? Grato e paz

    1. Olá Edison tudo bem?
      Ser dizimista e ofertante são princípios da palavra da Deus, logo se você crê que a bíblia é a palavra de Deus, deve crer nela toda, e a bíblia é cheia de textos que falam sobre finanças. Ser dizimista é uma questão de gratidão e fé. Gratidão porque quem dizima está reconhecendo que Deus é o provedor de tudo na sua vida, só para começar ele te deu a vida, saúde para trabalhar e adquirir riquezas. Fé porque uma fez que eu entrego 10% da minha renda, estou dizendo que eu creio que os 90% serão suficiente para tudo a minha vida. Em relação a ser ofertante, também é um princípio universal. Só há colheita se houver plantio. O agricultor só colhe a soja por exemplo porque ele resolveu semear. Nesse mesmo artigo, você leu sobre as leis da semeadura. Isso é algo espiritual, se eu creio que ao semear na casa de Deus, ele irá multiplicar minha sementeira e minha colheita. Isso é uma questão de fé.

  11. Oi, boa noite gostei,muito dessa dica pois nao estou consiguindo administrar meu dinheiro,por favor me mande uma planilha serei grato.

    Obrigado.
    Que Deus o abençoe.

  12. Gostei muito e vou seguir as dicas, enfrento um grave problema financeiro que tem me envergonhado moro com minha mãe tenho dois filhos e não tenho quem fique para que eu trabalhe ,sou a todo tempo humilhada,e na frente deles sou dizimista e ofertante Deus não me deixa faltar minha mãe sustenta ,recebo também bolsa família estou fazendo faculdade de teologia com esse dinheiro e não posso dizer que estou feliz com esse fato pois quero muito não precisar disso sou estagiária de corretagem de imóveis e mais de um ano não vendo estou apenas relatando a verdade que fique,claro .
    Creio que Deus vai me livrar disso sofro com essa situação sou ministra de louvor e me sinto em envergonhada ,só Jesus obrigado pela matéria

  13. Parabéns pelo conteúdo. A muito tempo venho procurando por dicas assim, pois eu até poupo, mas nunca consigo deixar o dinheiro “quietinho” na poupança.

  14. Muito obrigado pelas dicas, se todos colocarem em pratica esses conselhos não teremos como não prosperar financeiramente em nossas vidas. Valeu!!!!!!

  15. Muito bom o seu artigo. Quero colocar isso em prática. Hoje ainda não sou dizimista, mas sinto uma grande ardor em meu coração para começar a ser. Acredito que não é apenas dar o dinheiro, mas sim, entregar de coração e dizer a Deus quanto você é grato por tudo que Ele já fez e fará em sua vida. E, também, é questão de fé. Eu acredito que é isso Deus quer da gente.
    Muito obrigada e que Deus o abençoe.

  16. Olá….Adorei as dicas. Foi de grande ajuda, pois estava vivendo uma vida de pobreza mesmo ganhando muito, tudo por falta de organização e administração.

    Fico no aguardo da planilha para q possa me ajuda… Se vocês tiverem a planilha da prosperidade eu agradeço.

    Abraço

  17. gostei muito preciso aprender tenho dificuldade de controlar o caixa da igreja Deus seja louvado muito obrigado gostaria de fazer um curso mas no momento nao estou podendo mas ,vou por em pratica tudo que apredi hoje.

  18. Muito boa a matéria sobre finanças. Preciso aprender muito mais sobre este assunto! Me envia a planilha e que a infinita graça de Deus esteja sobre nós! Amém.

  19. É realmente proveitosa essas dicas, as vezes coisas minimas causam grande diferença na nossa vida financeira. Espero que também com a planilha, eu consiga colocar minha vida financeira em dia. Obrigado!!!. Continuem sempre nos ajudando.

  20. Muito obrigado pelas dicas, achei super interessante e gostaria de receber a planilha em meu email, Deus abençoe muitoooo a sua vida e obrigada, Abraços!!

  21. Olá me chamo Anderson gostaria de receber a planilha pos e muito bem ela borada e clara as explicações tenho certeza de que ira mudar a minha vida como explicaram faço gastos realmente desnecessário.obrigado

  22. Muito bom, excelente dicas. Ao ler pela primeira vez, faz agente notar que tem muita coisa errada e que dá pra se organizar e ter uma vida financeira mais saudável e menos atribulada.

    Muito obrigado pelas dicas. DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA

  23. Bom dia! Quero agradecer pelas orientações. Foram muito úteis e preciso organizar a minha vida financeira.Portanto gostaria de receber uma planilha.

  24. Olá, Felicidade e alegria a todos!!

    Sábias dicas, sou casado e tenho 2 filho, passo um aperto e tanto (luz, agua, aluguel, escola dos filhos em fim) faz tempo que não compro nada pra mim porque não sobra tem mês que falta, espero em Deus, tenho aprendido muito com toda essa situação financeira, porém percebo a mão de Deus em minha vida e sinto fortemente sua proteção sobre mim e toda a minha família, sei que tudo que tenho passado e passo é uma forma de aprendizado e que iremos superar tudo isso no tempo de Deus, sou grato pelas suas dicas e se ainda der aguardo sua planilha, já utilizo aplicativos financeiros muito bons (orçamento fácil) tem me ajudado bastante o que conta mesmo é sua atitude de mudar e ter o controle financeiro consciente.
    Graça e paz a todos e que possamos despertar a nossa mente e perceber o que realmente importa na nossa vida e dar mais atenção as pessoas a nossa volta, muitos precisam apenas de um abraço.

  25. A do senhor pastor. Obrigado por estas palavras, estava realmente precisando de palavras de fé que me mostrem que existe saída e que se estou passando por tudo que tenho passado isso é fruto de erros que tenho cometido ao longo da vida. Obrigado que Deus possa te abencoar grandemente para que o Sr.pkssa continuar nos edificando com estes conselhos. Quero receber a planilha

  26. Glórias a Deus pelas dicas que na minha opinião são pérolas para nosssa vida financeira ter a qualidade proporcionada segundo a palavra de Deus.

  27. Muito interessante. Creio que obedecendo terei sucesso. Este artigo é o que estava precisando ler. Busquei e achei. Concerteza obterei sucesso. Obrigado.

  28. Gostei bastante da abordagem feita sobre o tema “como prosperar financeiramente” gostei ainda por se encontrar uma via biblica e lógica para esclarerecer os passos para a prosperidade financeira.

  29. Pastor sou dízimIstá fiel fujo da aparência do mal tenho ido a igreja cuaze 20 anos até dia de hoje não próspero conforme devia e já perdi tudo fikei na rua como mendigo hoje moro de aluguel estou desempre gado e mês está acabando não arrumei biscate me explica isso isso seria uma maldicao ou ollos grandes sobre mim

    1. Graça e paz José Roberto. Primeiramente obrigado pelo comentário. Vou tentar te ajudar. Primeira coisa que é importante você ter no seu coração é que a vontade Deus para seus filhos é que eles comam do melhor dessa terra. Isaías 1:19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” Outra coisa que deve estar no seu coração nesse momento de conflito de fé, é que já fomos enriquecidos com toda sorte de bençãos nas regiões celestiais em Cristo. Você e eu precisamos aprender a relacionarmos com Deus baseados em sua graça e não em nossa obediência. Deus nos abençoa, nos prospera, não porque fazemos ou deixamos de fazer algo, isso se chama graça no Novo Testamento. Eu não sei te explicar o porque você tem vivido dias de lutas financeiras mesmo sendo um dizimista fiel e buscando fugir da aparência do mal, mas de algumas coisas eu tenho certeza. 1 – A palavra de Deus é a verdade. 2 – Deus não se alegra que seu filhos passem por privações, Romanos 8.32 nos garante isso. 3 – Não podemos culpar a Deus por as vezes administrarmos mal nossas finanças, grande parte das pessoas hoje, passam dificuldade financeira devido a má administração de seu recursos, não sei se é o seu caso, mas se for, peça a Deus sabedoria para administrar melhor suas finanças. 4 – Não devolva o dizimo por obrigação, faça com alegria em sinal da agradecimento por tudo que Deus tem te dado. Deus ama quem dá com alegria. E por fim meu irmão, não relacione com Deus na base da lei, da troca, do merecimento. Decida viver pela graça de Deus, eu e você nao merecemos nada, mas em Cristo fomos feitos herdeiros do mundo.

      Espero ter te ajudado.

      1. Ola graça e paz
        Entendo os comentários de todos
        Em relação ao dízimo e ofertas entendo como gratidão e fidelidade a Deus muitas vezes entendemos que por ser fiel com dízimo e ofetas Deus tem obrigação de nos abençoa financeiramente entendo que a a graça de Deus nos basta.
        Mande-me a planilha.

  30. Estou muito satisfeito com as dicas dadas,venho a dias procurando informações que se enquadrem em meu perfil, no que diz respeito á gastos ecessivos e desorientação financeira8

  31. Muito boa sua matéria que pena que não li ela antes mais vou acompanhar direitinho ensinamentos pois é necessário
    Deus abençoe.

  32. Boa tarde. Achei muito interessante esse artigo e tenho uma empresa e estamos querendo amplia-la e gostaria muito de receber a planilha que citou que mandaria . Desde já aguardo e agradeço . Fiquem na Paz.

  33. Esta tudo muito difícil. sou nova na caminhada,meu marido não é convertido.portanto por muitas vezes se torna desgastante falar o q é preciso ser feito.
    Minha vida financeira é um terror, não consigo ssair desse posso imenso de dúvidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *